Ser blogueira negra - Os desafios que temos que enfrentar. - Blog Negras do Brasil Ser blogueira negra - Os desafios que temos que enfrentar. | Blog Negras do Brasil

Ser blogueira negra - Os desafios que temos que enfrentar.

Ser blogueira negra é querer falar de um assunto, mas aparecer outro muito melhor (risos), eu estava lendo sobre a importância do premio de Ícone da Moda que a Beyoncé ganhou no CFDA Fashion Awards , porque queria escrever para vocês sobre ele, mas me deparei com o discurso dela (maravilhoso pro sinal) e uma frase me chamou a atenção e foi a seguinte: “Quando começamos as Destiny’s Child, as marcas não queriam vestir quatro negras com curvas e do interior”, é que me fez pensar nos desafios que enfrento por ser uma blogueira negra.
Beyoncé no CFDA Awards
 

Nesta vida de blogueira já passei por varias situações, a maioria são situações engraçadas e boas, como conhecer pessoas maravilhosas ou ser reconhecida na rua (é uma delicia) e ter seguidores carinhosos e que acabam virando amigos, mas algumas situações são de puro preconceito, como vocês sabem, blogueiras sempre procuram empresas (ou empresas procuram as blogueiras) para serem nossas parceiras, algumas nos enviam produtos,  outras nos convidam para eventos e assim, nos promovemos e promovermos os produtos das empresas. Uma empresa informou em seu instagram que procurava blogueiras, então entrei em contato com eles para perguntar como funcionariam as parcerias e eles me responderam que não estavam fechando parcerias, mas eles não estão procurando blogueiras? Estranho isso né?




Não se encaixar no perfil, não estar adequada, não ser aquilo que eles procuram, blogueiras negras sempre são as que não se encaixam, sabemos que as empresas brasileiras são preconceituosas e que não gostam de associar seus produtos a imagem de uma pessoa negra, porque infelizmente, mesmo vivendo em um país onde a maioria das pessoas são negras, ainda “compramos” a ideia de que o branco é mais bonito, mais adequado e melhor que o negro. Quando comecei meu blog, sabia perfeitamente dessa realidade, muitas vezes pensei em desistir, tive momentos de tristeza, cheguei a pensar que seria mais fácil nunca mais escrever nada ou publicar nada, mas ao fazer isso, eu estaria deixando para trás meninas, que assim como eu, entram na internet procurando por alguém que se pareça com elas, que mostrem que existem mulheres negras no planeta, muitos podem até menosprezar meu trabalho, mas eu continuo e persisto, não posso desistir diante de algumas recusas (no meu caso várias kkkk).

Blogueiras negras, não desistam, não recuem, não deixem que algumas recusas ou preconceitos, nos impeçam de avançar rumo ao nosso objetivo, que é mostrar que a mulher negra é bonita, inteligente, gosta de andar na moda, gosta de se sentir representada, gosta de produtos de beleza que sejam feitos para nós e nossos cabelos crespos (ou não), mostrar que não queremos ser padronizadas, que somos incríveis em tudo que fazemos, é que queremos respeito, tenho certeza que assim representaremos de verdade as mulheres negras do Brasil. Pode ser que hoje as empresas não queriam vestir, apoiar ou investir em uma blogueira negra, mas amanhã podemos ser uma Beyoncé (sonhar não custa nada).

Bjos

8 comentários. Clique aqui para comentar!

  1. Infelizmente, ainda é um caminha árduo. Mas seguimos resistindo.

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil, mas é lindo e não vamos desistir ❤

    ResponderExcluir
  3. ooii!
    acabei de descobrir seu blog por um post sobre o blackface das blogueiras - e ficar impressionada em ver as pessoas defendendo a pratica nos comentarios.
    que absurdo essa empresa que falou que nao tava aceitando parcerias na cara de pau!
    muita força ai na luta
    beijoss!

    ResponderExcluir
  4. Sheila, que blog lindo❤ Poxa, infelizmente tudo que disse é uma grande verdade, pra nós, negras tudo é mais difícil não é mesmo. Temos que ser 10 vezes mais persistente como blogueiras, mas acredito que está valendo a pena, estamos fazendo um barulho bom por aí. 😘😘😘 minhavidacontadaempoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ananza obrigada, somos persistentes mesmo, tamo junto pra fazer a beleza da mulher negra ser valorizada.

      Excluir

Deixe seu comentário, elogio ou pergunta que respondo com todo carinho.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios