Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - Blog Negras do Brasil Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha | Blog Negras do Brasil

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Hoje dia 25 de Julho é o dia Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, essa data foi criada em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Negra Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana.

Foto retirada do site sintema.org.br


Esse dia seria um marco internacional da resistência da mulher negra para ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.
Ainda há muito que fazer, existem poucas mulheres negras na política, nas universidades, nos cargos de gerência e diretorias, na televisão, no mundo da moda, ainda somos tidas como objetos sexual, somos mal tratadas nos postos de saúde e a violência contra a mulher negra ainda é maior do que contra mulheres brancas.
Uma reportagem no site Geledés de 2014 informa que "Mulheres negras são 60% das mães mortas durante o parto" , triste saber que uma mulher no momento que ela mais precisa de cuidado é negligenciada dessa forma.

Somos alvo constante do racismo, como no caso da Cristiane Damacena que postou uma foto sua em um momento de descontração, totalmente linda e alegre e recebeu comentários racistas do tipo "quanto ta essa escrava".
Outro episódio foi a modelo Nykhor Paul, que desabafou sobre o fato que os maquiadores não tem material para maquiar uma mulher negra com o tom de pele que ela tem, agora imaginem se um maquiador internacional falasse para a Gisele Bündchen "traga sua base nas próximas vezes que você for desfilar, pois não tenho base para maquiar uma modelo da sua cor". Isso nunca aconteceria com uma mulher branca né?

Por isso resistimos, lutamos, não aceitamos, não baixamos a cabeça, somos maioria, somos inteligentes e não podemos deixar de acreditar que um dia tudo isso (racismo, desigualdade, violência) vai acabar, então comemorem esse dia e juntas vamos mudar essa realidade.
Gostou? Deixe seu comentário.

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Deixe seu comentário, elogio ou pergunta que respondo com todo carinho.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios