Coach, como ele pode arruinar sua vida. - Blog Negras do Brasil Coach, como ele pode arruinar sua vida. | Blog Negras do Brasil

Coach, como ele pode arruinar sua vida.

O Coaching chegou ao Brasil por volta dos anos 1990 e tem como objetivo real ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades, ter clareza nas tomadas de decisão, suporte no planejamento de carreiras e etc, para ser um verdadeiro coach é necessário formação, estudo e prática, mas o brasileiro em tudo acha uma forma de enganar as pessoas e desta forma ao invés de ajudar o coach pode atrapalhar ainda mais sua vida.

Entenda o que é o Coaching

A elite brasileira ajudou em muito a popularizar a palavra coach, diversos coachs famosos são homens brancos ou mulheres brancas e sabemos que, mesmo não tendo formação ou conhecimento, a palavra de uma pessoa branca é mais forte do que qualquer argumento ou fato. Desta forma, temos todo tipo de “coach” tem o coach quântico (esse eu não sei para que serve), coach de reprogramação do DNA para abundância (esse é porreta), Pastor coach (esses são os mais perigosos, corra), coach de free fire (trágico), coach de masculinidade (aquele do gritinho) e o pior de todos, até o momento, o coach que te leva para o pico da montanha pra quase te matar.

Coach promete "pior ano da sua vida" e quase mata seus adeptos em montanha.

O “coach” em questão é evangélico e, literalmente, adorado por seus seguidores, em um dos seus “shows”, que mistura palestra motivacional com culto pentecostal, ele sobrevoa o lugar em um helicóptero, essa é a forma de anunciar que o “coach messias” esta chegando, para adentrar ao local ele faz uso de um carro importado, que induz o público a pensar que “aquilo” é prova de prosperidade, por fim o coach e recebido com gritos de glórias e aleluias.

Em outro momento do “espetáculo” ele faz uma oração e impõem as mãos para curar uma mulher com problemas nas pernas que, por motivos óbvios, não é curada, porque a ação de Deus não acontece em meio à idolatria.



A teologia da prosperidade pregada por esses pastores coaching é mentirosa e danosa ao cristão, Deus não nos deve nada, Ele não é obrigado a abençoar sua vida financeira somente porque você é cristão. 






Uma grande seita norte americana teve início com um despretensioso programa de Coaching, existe uma documentáio na HBO chamado The Vow, que mostra como uma programa de autoaperfeiçoamento se tornou uma seita que explorava sexualmente centenas de mulheres.

Atriz conta que foi escrava sexual em seita


Imagem retirada da internet

O fundador da seita Keith Raneire vendias seus cursos de 5 dias por mais de 10 mil dólares e fornecia um treinamento em áreas como 'ética interna, análise lógica e habilidades de resolução de problemas'. Entretanto o que Raneire fazia de verdade era explorar sexualmente as mulheres com o pretexto de que 'humilhá-las as ajudava a erradicar suas fraquezas', para tanto ele as marcava com suas iniciais utilizando um ferro quente e depois as estuprava. O documentário mostra a luta de uma mãe para salvar sua filha das mãos dos lideres da seita, a filha acredita que está fazendo a coisa certa sendo uma das “escravas” de Keith.

Mas o que leva pessoas inteligentes a seguirem esses coachs e entregarem dinheiro e suas vidas nas mãos dessas pessoas? 

Os seres humanos são seres frágeis, seus sonhos são quase todos muito parecidos, ter uma casa enorme com muitos empregados, viajar para lugares encantadores, voar de primeira classe, ser bem sucedido no trabalho, ter carros importados e poder mostrar tudo isso para as pessoas em redes sociais. O “coach” por sua vez alimenta esse sonho, ele mostra sua casa em Miami que foi conquistada com o poder do pensamento positivo, afirmam com veemência que conseguiram tudo porque tem uma inteligência emocional acima da média.




Depois que assisti ao documentário The Vow, me inscrevi em um workshop gratuito (não desse coach, mas de outro igualmente famosinho), para entender como funcionam as técnicas de convencimento utilizadas por eles, em um dado momento o coach informa que “investiu 200 mil reais” no seu primeiro empreendimento, chorando e parecendo bem emocionado ele informa que foi a melhor decisão que tomou na vida, que sua riqueza veio logo após ele “acreditar” que iria fazer sucesso e não do fato de que ele possuía 200 mil reais para investir em um negócio. O restante do workshop são apenas palavras de ordem, aliadas a uma música de fundo sentimental e muitas citações bíblicas. Muita balela, mas que funciona, as pessoas estão fragilizadas, muitos perderam seus negócios e empregos por conta da pandemia, outros estão estagnados em empregos e carreiras que odeiam, alguns são infelizes em seus casamentos ou por estarem solteiros e por ai vai, o terreno para o coach aplicar seus golpes é vasto.

via instagram @coachdefracassos

Entretanto o coach não pode te ajudar, ele não vai conseguir te ajudar a sair da depressão causada por um casamento infeliz ou por ter perdido o emprego dos sonhos, essa não é a função dele/dela. A coach de emagrecimento muitas vezes não tem formação em nutrição ou educação física para te ajudar a ter um corpo saudável, ela é so uma mulher rica e branca que tem acesso a pessoas formadas assim ela oferece "dicas" erradas que podem causar uma lesão irreversível no corpo daqueles que caem no seu papo furado. A coach de relacionamento está em um relacionamento fracassado e vive de aparências, mas se acha no direito de aconselhar mulheres e dizer que elas devem ser submissas a todos os mandos e desmandos do marido, ela se sente “feliz” ganhando jóias e carros caros, mas é traída e humilhada pelo marido. O coach de inteligência emocional não é psicólogo pra entender que muitos dos seus traumas e bloqueios precisam ser tratados com terapia e não com livros ou gritinhos medíocres em workshops motivacionais, o coach não vai te ajudar, não dessa forma. 

Não seja enganado, procure um profissional de verdade para te ajudar a resolver seus problemas, quer emagrecer? Procure um nutricionista formado que saiba que todos tem sua forma de estar saudável. Quer ter inteligência emocional? Procure um psicólogo que irá te ajudar através da terapia. Precisa de aconselhamento espiritual busque pastores sérios que JAMAIS irão pedir dinheiro, nem favorecimento sexual. Seja qual for seu problema existe um bom profissional formado e devidamente credenciado que pode te ajudar e ele com certeza não será um coach irresponsável e frajuto que pode acabar arruinando a sua vida.

0 comentários. Clique aqui para comentar!

Deixe seu comentário, elogio ou pergunta que respondo com todo carinho.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios