Entrevista de Emprego: Como se preparar - Blog Negras do Brasil Entrevista de Emprego: Como se preparar | Blog Negras do Brasil

Entrevista de Emprego: Como se preparar

A entrevista de emprego é uma das principais fases de um processo seletivo, seja online ou presencialmente este é o momento de convencer a pessoa recrutadora que você é exatamente quem eles estão procurando. Contudo, muitos profissionais não sabem o que fazer na entrevista de emprego, deixam o nervosismo tomar conta da situação e assim não conseguem mostrar que são capazes e aptos para assumirem a vaga.



Para ajudá-los nesse momento tão importante preparei algumas dicas para você saber como se preparar e se comportar na entrevista de emprego.


1 - Se conheça

Um dos primeiros questionamentos feitos nas entrevistas de emprego é, “fale um pouco sobre você”, aqui o que realmente se deseja saber é mais sobre a pessoa entrevistada. Fale onde você mora, o que gosta de fazer nos momentos de lazer, suas paixões, se você esta estudando ou não, discorra primeiramente sobre quem é você e depois fale sobre suas formações acadêmicas e experiências profissionais.

2 - Pontos Forte e Pontos Fracos

“Cite seus pontos fortes e pontos fracos”, quase toda pessoa entrevistadora pergunta, em algum momento da entrevista de emprego, sobre isso. Para que sua resposta não seja “sou perfeccionista e ansiosa” é preciso ter um bom conhecimento sobre si mesmo. Deste modo sua resposta será sincera e você pode se destacar dos demais, sendo assim ao invés de dizer “sou perfeccionista”, diga, sou atenciosa aos detalhes, gosto de tudo bem feito e procuro entregar meus projetos com o mínimo de correções possíveis. Como ponto a melhorar você pode dizer que precisa aprimorar sua fala em público que se sente tímido para falar na frente de muitas pessoas, mas que tem buscado ficar a frente de projetos que demandem a situação.

3 - Pesquise sobre a empresa e conheça as atribuições da vaga


Antes de qualquer entrevista de emprego, se você realmente tem interesse em fazer parte daquela empresa, procure saber mais sobre ela, qual o tipo de negócio que aquela empresa faz, quantos anos de mercado ela tem, se é líder em seu segmento, enfim, não importa para qual nível hierárquico é a vaga pleiteada, saber um pouco sobre onde você quer ou vai trabalhar é importante.

Procure saber também quais são as atribuições da vaga, com essas informações em mãos você poderá traçar sua estratégia para evidenciar suas qualificações e experiências durante o processo de entrevista.

4 - Seja objetivo ao contar sua trajetória profissional

Muitos profissionais (seniores e plenos) têm um falso conceito de que precisam falar na entrevista de emprego, sobre sua primeira experiência de trabalho que aconteceu em 1999, talvez queiram passar a impressão de que houve muito esforço para chegar à posição X ou Y. Entretanto é preciso se perguntar, qual a relevância que tal experiência tem para a vaga desejada? Se a resposta for nenhuma, então não é preciso mencioná-la na entrevista e muito menos em seu currículo, discorra na entrevista de emprego, sobre suas três ou quatro ultimas experiências que sejam alinhadas com o que é pedido na vaga.

5 - Tenha postura na entrevista online



Em tempos de entrevistas de emprego online diversos imprevistos podem acontecer, sua internet pode cair, a bateria do celular acabar, uma visita inesperada chegar, enfim, avise sempre a pessoa recrutadora que você vai se atrasar, a postura profissional conta muito, nunca faça uma entrevista deitado em sua cama só porque é online.

6 - Faça perguntas

Não saia da entrevista com dúvidas, pergunte sobre qual tempo para o fechamento da vaga, sobre como é o clima organizacional da empresa, qual o real regime de trabalho, se a vaga é para substituir alguém ou se é uma nova posição, indague sobre tudo que você acha importante, isso evita que você se surpreenda na hora da contratação.

7 - Mantenha seu currículo e Linkedin atualizados

Nesta altura do campeonato perder oportunidade de trabalho é um luxo para poucos, por isso, mantenha seu currículo e Linkedin sempre atualizados, confira seu e-mail com frequência, ninguém quer perder uma oportunidade de emprego apenas porque não viu o convite da empresa no spam não é mesmo.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais




0 comentários. Clique aqui para comentar!

Deixe seu comentário, elogio ou pergunta que respondo com todo carinho.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios