E ainda temos blackface - Parte 3 - Blog Negras do Brasil E ainda temos blackface - Parte 3 | Blog Negras do Brasil

E ainda temos blackface - Parte 3

Entra carnaval e sai carnaval e ainda temos blackface, ainda temos pessoas brancas decididas a passar vergonha fazendo blackface é achando que isso é homenagem para as mulheres negras. Blackface em época de carnaval não é nenhuma novidade, basta dar uma busca no Google que as atrocidades aparecem e irão te deixar boquiaberto.

Leiam também: Ainda temos blackface


Foto da Pagina Ativismo Negro


A racista da vez é a maquiadora  Bruna Martorelli ( o instagram da criatura é @brunamartorellimakeup) que decidiu se fantasiar de Nega Maluca, obviamente houve retaliação no instagram da maquiadora, mas mesmo estando errada ela desativou os comentários e bloqueou o perfil do instagram pra ninguém a incomode.
Bruna não poupou esforços para ser racista e na legenda da foto publicada em seu instagram escreveu “Makes artísticas voltaram... (não Bruna, isso não é arte) fiz uma proposta bem carnaval a famosa nega maluca.. so que a minha eh uma nega maluca super diva”, isso mostra a desonestidade é racismo dela. Desonesta porque ela sabe que a fantasia deprecia a mulher negra, tanto que a Nega Maluca dela é diva e não feia como as demais.
Para quem acha que somos vitimistas, o personagem foi inspirado em uma mulher que cobrava assistência paternal de um homem em um bar, logo Evaldo Ruy e Fernando Lobo criaram, a partir da situação humilhante para a mulher, um dos maiores sucessos (vergonha) do carnaval de 1950.
Fernando Lobo não contente com a famigerada musica, criou ainda o personagem Nega Maluca com vestido vermelho de bolas brancas, cabelo crespo com tranças mal feitas e laços vermelhos nas pontas . A fantasia foi uma das mais vendidas do carnaval daquele ano e desde então as mulheres negra lutam para acabar com o esse estereótipo cruel e abusivo.



Bruna assim como quem se fantasia de Nega Maluca não são inocentes, são pessoas racistas que no carnaval, com a desculpa de que não sabiam que blackface é racismo, permitem-se expor seu racismo e debochar das mulheres negras sem que ninguém os incomode.
Para que pessoas brancas parem de exibir seu racismo por ai, é necessário “mexer” no bolso delas, sem que haja perda financeira, o racista nunca se arrepende ou aprende. Somente temos arrependimento de racistas quando eles perdem dinheiro, emprego, são expulsos da faculdade etc, fora isso não existe neles arrependimento.



Precisamos ainda em 2019 lembrar as pessoas brancas que nossos cabelos, pele e corpos não são fantasia, somos seres humanos assim como vocês, se os brancos estão em dúvida sobre qual fantasia de carnaval usar seguem algumas idéias de fantasia para vocês não passarem vergonha: Thor, Superman, Batman, Smurf, Mulher maravilha, Mulher gato, Sereia, etc, apenas não se “fantasie” de pessoa negra. Obrigada por nada.

2 comentários. Clique aqui para comentar!

  1. Oi bom dia sou negra sair de um relacionamento abusivo e vendo brigadeiro e estou pesando em me fantasiar de nega maluca pra vender brigadeiro no trem pois nao posso correr o risco de mostrar meu rosto pois a unica maneira encontrei pra estar viva foi fugir seria ruim me vestir dessa forma

    ResponderExcluir
  2. Oi seria péssimo pra você pra sua auto estima e para nossa raça, você pode se fantasiar de qualquer outro personagem para vender seu brigadeiro, existem vários outros personagens que usam mascara assim você não expõe sua identidade, mulher gato, mulher maravilha etc procura direitinho que você encontrara um personagem que não seja um esteriótipo tão horrível quanto a nega maluca.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, elogio ou pergunta que respondo com todo carinho.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios